Livros



SOB O SIGNO DA SOMBRA – O super-herói profissional


Adriana Ferrareto e Jo Pavezi usam linguagem de HQ para falar sobre o mundo corporativo
 
Duas coaches e uma forma inovadora de provocar a reflexão sobre o mundo corporativo. Adriana Ferrareto e Jo Pavezi, profissionais atuantes na área de desenvolvimento de pessoas, criaram uma história em formato de graphic novel, que aborda como crenças atávicas regem muitas carreiras a ponto de tornar a vida mais difícil.
 
O roteiro é um recorte do mundo corporativo na figura recorrente do hipermotivado e supercompetente profissional salvador. Esta HQ surpreendente leva o leitor a acompanhar a história de um homem que se depara com a perspectiva de assumir um grande projeto. Rapidamente ele veste sua “capa” de “super-herói”. O lado intuitivo dá pistas de que ele não precisa ser um herói, mas como está conectado com a crença de que tem de ser indestrutível e superior, ele não dá ouvidos.
 
A obra explora duas dimensões que acompanham todas as pessoas: luz e sombra. “Luz são aspectos que temos orgulho de mostrar como iniciativa e pró-atividade. Sombra são sentimentos mais inconscientes que tentamos camuflar: necessidade de aceitação, tirania, raiva... Geralmente as pessoas caem em armadilhas por não conhecerem bem a sua sombra, assumindo tarefas para serem reconhecidas, aceitas, amadas”, diz a psicóloga e Coach Jo Pavezi.
 
Sob o Signo da Sombra tem roteiro de Muller Barone e ilustrações de Robson Vilalba e Atlan Coelho. O traço enfático e dramático impresso pelos artistas empresta emoção aos personagens nos levando ao mundo por vezes sombrio do inconsciente.
 
A leitura rápida dos quadrinhos é um artifício válido para nos fazer refletir sobre porque muitas vezes tomamos decisões com base em nossas crenças sem nos darmos conta de que podemos nos tornar sobrecarregados e insatisfeitos em nome da busca por posição, status e sucesso. “Quisemos fazer algo lúdico que trouxesse densidade de informação e um click rápido”, diz Adriana Ferrareto, que já sentiu na pele as pressões profissionais quando atuou durante 14 anos como gestora de uma grande empresa farmacêutica. “O objetivo sempre é questionarmos o ‘pra quê’ estamos tomando certas decisões e se a forma como escolhemos fazer é a que, de fato, faz mais sentido para nossas vidas e nossos valores reais.”
 
A linha de graphic novel é um tendência do mercado editorial, mas é a primeira vez que profissionais da área do coaching utilizam este formato. “A nossa ideia foi facilitar o acesso a conceitos que as pessoas vão encontrar em livros de psicologia”, complementa Jo.  
 
Segundo a psicoterapeuta, o comportamento de super-herói causa impacto no ambiente de trabalho para toda a equipe. Geralmente, as pessoas caem nessa armadilha por não conhecerem bem as sua “sombra”.  “As crenças dirigem a nossa vida. E não nos perguntamos se essa ‘verdade’ se aplica a nós. Quando entramos no ambiente corporativo vamos nos comportar em cima desta ‘verdade’. Muitas vezes fazemos coisas não para nos realizar, mas para entregar um troféu para alguém”, diz.
 
 
Sobre Adriana Ferrareto
Natural de São Paulo (SP), é graduada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Desenvolvimento Gerencial. Durante sua carreira gerenciou equipes de alta performance na indústria farmacêutica, acumulando experiência como líder e principalmente como desenvolvedora de novas lideranças tornando-se especialista em potencializar talentos. Executive Coach, formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com certificação Internacional em Coaching Integrado, além do Coach U em Coaching Clinic. Atua também como palestrante em todo o território nacional.
 
Sobre Jo Pavezi
Psicóloga, coach e psicoterapeuta, utiliza a abordagem de Coaching Relacional nos processos individuais bem como em grupos para trabalhar transição cultural, conflitos interpessoais e desenvolvimento de lideranças, em organizações multinacionais. Na Inglaterra estudou Change Management e Leadership & Holism. Aplica o psicodrama e a psicologia transpessoal como enfoque técnicos em seus workshops e retiros com executivos. Paulista, vive em Curitiba desde 2003.

Veja a entrevista com Jo Pavezi em http://www.otv.tv.br/programa/revista-curitiba/va-pela-sombra/

96 páginas

R$ 39,00